10 dicas para quem vai correr a primeira Meia-Maratona

0
683

Depois de várias semanas de treino, aproxima-se o dia para se estrear numa Meia-Maratona. Além do nervosismo miudinho e ansiedade, há algumas dúvidas que vão surgindo.

Hoje deixamos 10 dicas para quem vai, pela primeira vez (e não só), participar numa Meia-Maratona. Não se esqueça de descansar bem no dia anterior à prova!

#1 – Não estrear roupa/calçado no dia da prova

Já imaginou correr uma meia-maratona com uma peça de roupa ou calçado desconfortável? Para uma meia não deve usar roupa ou calçado novo, sob o risco de lhe causar lesões ou pequenos ferimentos.

#2 – Apertar bem as sapatilhas

Parece um pormenor sem sentido, mas a verdade é que, se tiver de parar a meio da prova para apertar as sapatilhas, vai perder tempo e terá de fazer uma paragem abrupta. Além disso, uma sapatilha bem apertada garante, normalmente, o melhor conforto do pé.

#3 – Nada de moedas e outros objetos no bolso

Já pensou correr 21 097,5 m com várias moedas no bolso a fazerem barulho ou outro tipo objetos? Antes de ir para o local da prova (que deve ir atempadamente), veja se não leva nada nos bolsos.

#4 – Aquecer antes da prova

Antes de começar a prova não se esqueça de fazer alguns alongamentos e até km de modo a preparar o seu corpo para a exigente prova.

#5 – Não comer/beber (imediatamente) antes da prova

A última ‘refeição’ antes da prova deverá ser 2h antes da partida. Coma algo que lhe dê energia e também ao nível de alimentação não experimente novos alimentos. Ao longo da corrida haverá também (certamente) pontos de abastecimento/reforço e poderá levar sempre consigo um gel energético (de preferência liquido e que não necessite de água).

Ao nível da bebida, tente hidratar-se, mas não exagere na quantidade.

#6 – Vá ao WC antes de iniciar a prova

Correr com vontade de ir ao WC é provavelmente uma das situações mais desconfortáveis. Antes de começar a prova, tente ir à casa de banho (não se esqueça que muitos vão ter essa necessidade e ideia).

#7 – Comece a prova a ritmo confortável

Um dos principais erros que se comete quando se realiza uma meia-maratona é começar a um ritmo elevado (fora do normal), seguindo os atletas da frente. Lembre-se que o seu corpo está preparado para correr mais ou menos ao ritmo que treinou durante várias semanas.

#8 – Hidratação durante a prova

Bebe água a cada 5km. Não deves nunca sentir sede e bebe apenas o necessário. Tem cuidado ao deitar fora a garrafa, está deverá estar aberta e se não conseguires colocar no lixo ao menos garante que fica num sítio visível (para poder ser recolhida mais tarde) e que não provoque nenhum acidente aos restantes participantes (deixá-las pelo meio da estrada por exemplo).

#9 – Monitorize o Ritmo Cardíaco

Ninguém melhor que você conhece “a sua máquina”. Nesse sentido, além das sensações que o corpo vai dando (positivas ou negativas) é muito importante que vá monitorizando o seu ritmo cardíaco de modo a não ultrapassar limites.

#10 – Controle a Ansiedade

Lembre-se que acima de tudo está a correr para se divertir! Disfrute da paisagem, ouça o carinho do público e tente abstrair-se da corrida.

Estas são algumas das dicas mais importantes para que possa usufruir da sua primeira Meia-Maratona. Boa Sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here