5 minutos por dia, para um Core 5 estrelas

0
10985

Pensa no Core, como se ele fosse responsável pela aquisição de força em qualquer actividade da tua rotina, como conduzir o carro, carregar objectos pesados, ou simplesmente andar. Em tudo o que fazes, a região central é sempre a primeira a ser solicitada, daí a importância do fortalecimento desta região.

Core

Na tradução literal da palavra, Core significa “núcleo” e pressupõe uma região central do corpo humano onde partem as energias internas para os segmentos corporais periféricos (braços e pernas).

É também responsável pelo suporte auxiliando a realização de exercícios com cargas elevadas e estabiliza o corpo em momentos de instabilidade e pliometria.

Composto por um grupo de músculos que circunda o nosso centro de gravidade, mais precisamente a região umbilical, ou seja, músculos abdominais (reto abdominal, oblíquos internos e externos e o transverso), a região lombar, pélvica e quadril.

Estes músculos são subdivididos como locais e globais:

  • Os locais são responsáveis pela estabilização antes do movimento ser iniciado, estes músculos são recrutados milésimas de segundos antes dos demais;
  • Os globais são recrutados logo após a estabilização necessária das estruturas não contrateis.

Este equilíbrio entre os dois grupos, permite um movimento eficiente e seguro.

Importância do Core na corrida

Um Core estimulado e bem exercitado, promove e oferece a estabilidade ideal para a realização dos movimentos de forma saudável evitando gastos energéticos desnecessários.

Permite também uma maior amplitude do movimento da nossa passada, potencializando a mesma e obtendo deste modo uma melhor propulsão.

UM Core bem trabalhado faz de nós corredores mais estáveis, económicos, reduzindo deste modo o risco de lesões.

Desafiamos-te:

5′ do teu dia, para um Core 5 estrelas!!

Esta rotina consiste apenas em 5 exercícios, sendo 1 minuto para cada um. Se és principiante, podes reduzir para 30 segundos.

  • Prancha Frontal

  • Prancha lateral esquerda
  • Prancha lateral direita

  • Ponte

  • Prancha Invertida

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here