A Importância da Definição de Objetivos

0
323
corrida jumbo estoril

Talvez tenhas o sonho ou objetivo de participar numa corrida especifica, quem sabe até a estreia em determinada distância…
Será que estás apt@? Será que consegues terminar e terminar dentro do tempo que ambicionas?

Qual a estratégia?

  • Analisar a condição física;
  • Decidir qual o objetivo para uma determinada corrida;
  • Decidir quantas corridas treino a incorporar no plano de treino;
  • Decidir como será estruturado o plano de treino.

 

Primeiro que tudo deves perceber o porquê de querer atingir um objetivo.

Queres perder peso? Apenas pelo prazer de te desafiares a fazer algo e conseguir? Queres bater o teu PR (Personal Record ou Recorde Pessoal)?
Um bom objetivo é a estrada para o sucesso.

Não sais de casa a dizer, “Vou correr até me sentir cansad@”. Provavelmente tens um trajeto pensado ou uma ideia genérica do tempo que passarás a correr. Provavelmente, regra geral, também corres um número determinado de vezes por semana e ficas chatead@ quando por algum motivo, fugindo ao teu controlo, tal não é possível. Como vês tens já alguns objetivos na corrida ainda que talvez não tenhas pensado neles como tal. Acrescentar mais objetivos específicos pode ajudar a que aprecies a corrida ainda mais.

 

Um bom objetivo deverá ter um significado pessoal

Um objetivo é um compromisso pessoal. Ninguém o fará por ti.
Os teus objetivos deverão possuir algo que te motive a ti e não apenas cumprir com as expectativas de outras pessoas. Treinar para alcançar um objetivo requer uma boa dose de trabalho duro. Quando estiveres em baixo quer física quer mentalmente se o teu objetivo for significante para ti terás a persistência necessária para seguir em frente.

 

Um bom objetivo é especifico e mensurável

Um objetivo vago é fácil mas não te leva a lugar algum.
O objetivo deverá ser o mais especifico possível. Datas, distâncias, tempo. Por exemplo, “Quero treinar 3 vezes por semana para correr uma Meia Maratona em 1h59 e correr 10km em 53min”

 

Um bom objetivo é desafiante mas realista

O objetivo serve para que saias da tua zona de conforto mas permanecendo no limite do alcançável. Se correste já uma Meia Maratona em 2h10 e o teu próximo objetivo for correr de novo uma Meia Maratona em 2h10 o mesmo não será motivante, afinal de contas foi algo que já fizeste.

Definir um objetivo realista é importante para evitar a frustração. Ter em conta que falhar um objetivo não é o fim do mundo. Vai ajudar-te sempre a melhorar e aprenderás sempre lições importantes.

 

Um bom objetivo tem que ter a componente calendário

É comum da natureza humana ser motivado pelo ‘deadline’ ou prazo final. Ter uma data para realização do teu objetivo ajuda a planear a forma de o alcançar para além de te fornecer a urgência para começar já a treinar em vez de adiar.

Um objetivo realista requer um calendário realista.

O foco deverá ser na forma de alcançar o resultado final, no percurso, em cada pequena vitória. Um passo de cada vez.

 

Um bom objetivo mantem-te motivad@

Escreve os teus objetivos ‘preto no branco’ para que não corras o risco de ao longo do caminho os esqueceres ou ‘reinterpretares’.
Confidencia os teus objetivos a pessoas que te sejam próximas, fazendo isso ajuda a que te sintas responsabilizad@.

 

O teu objetivo durante a corrida

Podes ter feito tudo aquilo que devias, estar preparado melhor que nunca e chega o dia da corrida e nada corre come planeado… acontece!
Se o Plano A falhar lembra-te que podes sempre escolher outra letra do alfabeto.

 

Aprecia cada instante

Seja qual for o objetivo.
Seja qual for o caminho.
Aprecia o privilégio que tens de poder fazer o que gostas, de conseguir correr, aqui e agora.
Aprecia o privilégio da corrida. Na natureza. Na cidade. Com um grupo de amigos. Sozinho.

Bons Treinos!

 

IMPORTANTE: Qualquer prática desportiva deve ser iniciada após uma consulta médica, a realização análises clínicas e os exames médicos prescritos para a pratica da modalidade.

Adaptado do livro, Meb for Mortals: How to run, Think and Eat like a Champion Marathoner de Meb Keflezighi com Scott Douglas, Paperback – Abril 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here