Acupuntura e Desporto – O Doutor EXPLICA (Parte 1)

0
55

O que é a Acupuntura?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) / Acupuntura é uma medicina milenar dotada de uma fisiologia e metodologias próprias de análise e interpretação do ser humano, que conduzem a um diagnóstico e terapêuticas específicas. Fundamentada no pensamento oriental dotado de princípios únicos, permite uma visão global e indissociável do Homem, distinta da utilizada no modelo biomédico. Funções orgânicas, sensoriais, mentais e emocionais são analisadas de forma integrada, enfatizando a sua constante interação com o meio.

Carateriza a doença como um conjunto de desequilíbrios originados por fatores ambientais (externos) e/ou fatores emocionais (internos) e saúde como o bem-estar físico, psíquico e social do individuo inserido em determinado meio.

A Acupuntura é uma terapia integrante da MTC que, após um diagnóstico cuidado, definição do padrão patológico e estruturação da metodologia a seguir, consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos de canais, canais estes sem suporte anatómico que circulam por todo o corpo com a função de transportar todos os elementos essenciais a todas as estruturas e sistemas, mantendo-as funcionantes e saudáveis.


Como pode a Acupuntura ser eficaz?

A Acupuntura mostra-se muito útil e eficaz na abordagem do Atleta desde a prevenção ao tratamento passando pela analise precoce de sintomas prodrómicos, assente na sua visão global e integrada do individuo permite, atuar nas várias etiologias das diversas situações que comummente afetam o atleta seja ao nível físico e/ou psíquico. Este entendimento multifatorial de compreensão e atuação nos fatores psíquicos e físicos em simultâneo torna a MTC e a sua Acupuntura muito perspicazes e eficazes no regular acompanhamento do atleta no sentido de potenciar o seu desempenho.

A Acupuntura é um aliado dos desportistas, sejam atletas de alta competição ou amadores. Com recurso a técnicas milenares inócuas e naturais, associadas a terapêuticas inovadoras de acupuntura com laser, permitem melhorar o desempenho desportivo, prevenir, tratar lesões e otimizar o desempenho desportivo como a melhoria do metabolismo láctico, aumentando a taxa de remoção de ácido láctico dos músculos, a melhoria na função cárdio-respiratória (Volume de Oxigénio Máximo e Volume Expiratório), controla os níveis de motivação, stress, ansiedade, distúrbios emocionais ao logo de toda a época e melhoria dos níveis de concentração, melhorias estas que previnem o overtraining.

Vários estudos mostram que padrões fisiológicos de atletas sujeitos a Acupuntura apresentam melhores valores do que no grupo de controlo, o que se reflete num melhor desempenho.

(continua)

Pedro Vaz

  • Responsável clínico do serviço de Medicina Chinesa e Acupuntura da Clínica Médica Risodente
  • Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (céd. Prof. Min. Saúde 006102)

Acupuntor (céd. Prof. Min. Saúde 005523)

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Pedro-Vaz.png

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here