Acupuntura e Desporto – O Doutor EXPLICA (Parte 2)

0
88

Que lesões se podem tratar com Acupuntura?

A realidade portuguesa é reflexo dos bons resultados obtidos no tratamento da lesão desportiva, confirmado por diversos estudos e ensaios clínicos.

Há eficácia e eficiência da Acupuntura no tratamento de uma variedade de lesões músculo-esqueléticas que ocorrem com frequência na prática de atividade física intensa. Bursites, lombalgias, cervicalgias, tendinites, epicondilites, nevralgias, contraturas, dores e roturas musculares, artralgias são alguns exemplos.

Quando tratadas com recurso à MTC/ Acupuntura isoladamente ou em parceria com a Medicina Desportiva, respondemos eficazmente e portanto com ganhos de tempo na recuperação evidentes e redução das recidivas.


Acupuntura pode ajudar a melhorar o desempenho?

O objetivo individual de quem pratica exercício físico, seja profissional ou recreativo, é maioritariamente melhorar o seu desempenho. A MTC/ Acupuntura é uma forte aliada, e a melhor prova de todas é o número crescente de atletas de topo Mundial que a ela recorrem e recomendam. Desde o basebol, ao basquetebol, ao futebol, ténis, ciclismo, temos inúmeros relatos de campeões que são acompanhados por Especialistas em MTC/ Acupuntura.

Em Portugal tem vindo a crescer o número de clubes e atletas a recorrer a Acupuntura, apesar de estes profissionais ainda não fazerem parte das equipes técnicas dos clubes. Pelo que pelas razões que neste texto expus, a breve termo veremos a sua integração de forma generalizada certamente.


Quem pode ser Especialista de Acupuntura?

Atualmente as ditas Medicinas Não convencionais foram regulamentadas, com o reconhecimentos dos especialistas por parte do Ministério da Saúde através da emissão de Cédulas Profissionais, obrigatórias para o exercício. A Acupuntura e Medicina Chinesa sofreram nos últimos anos algum descrédito e banalização causado por exercício não qualificado e em locais pouco próprios.

Saliento que, apenas detentores de cédula profissional e em unidades clínicas com registo na Entidade Reguladora da Saúde exercem legalmente. E os atos praticados estão isentos de IVA, sendo dedutíveis no IRS em igualdade com as demais despesas de saúde.

…. Pela Sua Saúde………Podemos ser parte da solução………


Pedro Vaz

Responsável clínico do serviço de Medicina Chinesa e Acupuntura da Clínica Médica Risodente

Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (céd. Prof. Min. Saúde 006102)

Acupuntor (céd. Prof. Min. Saúde 005523)

www.facebook.com/PedroVazAcupunctura                                               www.clinicaspedrovaz.pt


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here