Afinal Correr Não Provoca Hérnias Discais!

0
262

Muito se tem falado e muitos mitos têm sido criados sobre como a corrida pode prejudicar a zona lombar e contribuir para as famosas hérnias discais mas, será verdade?

O certo é que poucos estudos comprovam essa teoria e atualmente surgem os primeiros estudos na área a demonstrar exactamente o contrário: Correr fortalece o disco intervertebral!

Se já sabíamos que os ossos beneficiavam com exercícios de carga diminuindo o risco de osteoporose começa agora a provar-se que também o disco intervertebral pode beneficiar com exercícios com carga (como caminhada e corrida) melhorando as suas características biológicas.

Um recente estudo comparou três grupos (grupo sedentário, grupo de joggers – 20-40km por semana, grupo de corredores – mais de 50km/semana) e obteve resultados estatisticamente significativos, demonstrando que o grupo de atletas apresentou melhores níveis de hidratação e hipertrofia dos discos intervertebrais quando comparado com o grupo sedentário e o grupo de joggers.

Concluíram que existe uma resposta positiva para os discos da zona lombar e uma adaptação positiva às cargas da corrida contribuindo para a diminuição de casos de dor lombar.

De salientar que todo o exercício deve ser prescrito e acompanhado de forma individual e introduzido de modo consciente mediante cada caso.

Bons treinos e boas corridas!


Bibliografia

Belavy, Daniel et all; Running exercise strengthens the intervertebral disc. Scientific Reports. April 2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here