Como Avaliar a Condição Física: Parte 3

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teste de lactato em pista

Os atletas querem chegar mais rápido e mais longe.
Outros querem apenas perder peso e ficar em forma. Todos sabemos que o exercício físico é parte importante da equação, mas como podemos determinar com precisão o tempo e intensidade do exercício?

Para além da avaliação da potência aeróbia vamos agora apresentar outro tipo de avaliação – avaliação da capacidade aeróbia.

O Limiar Anaeróbio

A relação entre a evolução da concentração do lactato sanguíneo e a intensidade do exercício, tem sido estudada por um grande número de investigadores.
Durante a realização de exercícios suaves ou moderados, o ATP necessário para a contracção muscular é conseguido, predominantemente, pela via da oxidação mitocondrial. Deste modo, o ácido láctico formado na glicólise é oxidado e, consequentemente, a concentração do lactato permanece quase constante.

À medida que a intensidade do exercício aumenta, o VO2 cresce linearmente, mas a concentração de lactato não se altera significativamente até 60-70% do VO2max, crescendo exponencialmente a intensidades superiores. Assim, a atenção de muitos investigadores centrou-se na determinação da intensidade crítica, a partir da qual se verifica um aumento acentuado da lactatemia em função do tempo.De facto, verificou-se a existência de uma intensidade limiar para além da qual, qualquer aumento determinava um rápido aumento da lactatemia.

Esta intensidade limiar foi denominada estado de equilíbrio máximo de lactato (MaxLaSS). A este estágio de transição, observável a partir do momento em que ocorre um aumento exponencial da concentração de lactato, em função da intensidade do esforço é, geralmente, atribuída a denominação de limiar anaeróbio (LAn). O LAn pode ser associado ao MaxLaSS, visto que o primeiro pretende expressar o segundo.

Os valores de Lactato como parâmetro de controlo

O lactato é sempre produzido pelos músculos inclusive em repouso. Os valores em repouso podem variar entre 0,8-1,5 mmol/L valores altos superiores a 2 – 2,5 mmol/L podem indicar necessidade de algum acompanhamento clínico.

Os valores de lactato ajudam a determinar a correta intensidade de treino para promover a potência e resistência. É uma forma de controlo mais eficiente que apenas o batimento cardíaco na determinação das várias zonas de intensidades umas vez que as formulas usando a idade no cálculo dessas zonas são generalistas e pouco precisas, a mesma pessoa com a mesma idade pode ter o seu limiar anaeróbio em pontos diferentes dependendo do quanto treinada está. Uma pessoa ‘não treinada’ pode apresentar o seu limiar anaeróbio a 50 – 60% da sua frequência cardíaca máxima (FCM) por outro lado numa pessoa ‘treinada’ o mesmo pode acontecer entre 70 – 85% da FCM.
Se está a começar agora o seu treino 60% da FCM pode ser um treino muito intenso e após se encontrar já em forma 75% – 80% pode não ser intenso o suficiente.

Teste de Lactato

O teste de Lactato serve para determinar não apenas o seu Limiar Anaeróbio mas também as corretas intensidades para treino de volume, recuperação ou intenso (intervalado ou repetitivo). Após concluído o teste a informação recolhida é usada para criar um gráfico onde a concentração de lactacto é cruzada com a velocidade e FC.

Este protocolo pressupõe a utilização de equipamento especializado de medição de lactato quer por via invasiva (recolhendo amostra de sangue por intermédio de uma picada) ou não invasiva.

Existem no entanto outros métodos de forma estimar o limiar anaeróbio, como por exemplo: corrida contra relógio de 30 minutos (registando a FC ao fim de 10min e no final do exercício) ou mesmo através de calculadoras online que estimam a Velocidade de Limiar Anaeróbio através do tempo de uma determinada prova.
Mas vale a pena deixar de lado a precisão e estimar um valor tão importante na prescrição de treino?

Se cada atleta é diferente porque não apostar na personalização do treino com evidências e não crenças, sair do passado, não perder tempo e aproveitar cada treino para servir de degrau ao objetivo pretendido.

Ficaram com vontade de fazer o teste? De saber até que ponto o treino que fazem contribui para o vosso objetivo?

 

IMPORTANTE: Qualquer prática desportiva deve ser iniciada após uma consulta médica, a realização análises clínicas e os exames médicos prescritos para a pratica da modalidade.

 

Bibliografia:

Borges, Nattai R.; Driller, Matthew W., Wearable Lactate Threshold Predicting Device is Valid and Reliable in Runners, Journal of Strength & Conditioning Research: August 2016 – Volume 30 – Issue 8 – p 2212–2218
Föhrenbach R, Mader A, Hollmann W., Determination of endurance capacity and prediction of exercise intensities for training and competition in marathon runners: February 1987;8(1):11-8
McGehee JC1, Tanner CJ, Houmard JA., A comparison of methods for estimating the lactate threshold, Journal of Strength & Conditioning Research: August 2005; 19(3):553-8