Como Escolher as Sapatilhas Ideais?

0
689
loja sapatilhas

Muitas sapatilhas parecem confortáveis quando se experimentam na loja, mas a verdade surge depois, apenas terás a certeza passados alguns quilómetros. Rapidamente se percebe que a sapatilha ideal não está associada à marca da mesma e sim ao tipo de corrida – tipo de passada (neutra, pronador ou supinador) e à forma do teu pé.
tipo de passada

Para escolheres as tuas sapatilhas basicamente deverás saber:

  1. As medidas dos teus pés assim como o tipo de arco – normal, chato ou cavo;
  2. O tipo de corrida que pretendes fazer – asfalto, misto ou trail;
  3. Conhecer o teu tipo de passada, ou seja, dinamicamente como se comporta o teu pé. Existem lojas especializadas que farão esse estudo – corrida em passadeira com câmara de filmar. Em alternativa pede a alguém que verifique o teu tipo de passada quando corres ou observa o desgaste de umas sapatilhas tuas bem rodadas, zonas de desgaste excessivo são indicadoras do teu tipo de passada;
  4. Experimenta as sapatilhas e tenta perceber se estão confortáveis, caminha pela loja, se possível ensaia alguns passos de corrida ou melhor ainda experimenta-as numa passadeira se tiveres essa possibilidade;
  5. Os teus pés deverão ter espaço dentro da sapatilha, no mínimo deverás optar por um tamanho ½ número acima do tamanho do teu pé, na prática depois de apertares as sapatilhas deverás ser capaz de colocar o indicador entre o calcanhar e a sapatilha;

Depois existem mil e uma variáveis, tais como amortecimento (tens que ter em conta o teu peso), drop (diferença de altura ao solo entre calcanhar e antepé), flexibilidade da sapatilha, tecido da sapatilha (mais ou menos respirável), etc.

 

No entanto há alguns erros que podes evitar:

  1. Se fores acompanhado à loja muito provavelmente a opinião que vais ter é sobre as cores e o look. Não compres apenas por uma questão de moda ou “ficar bem no pé”, caso contrário vais acabar com uma coleção de sapatilhas e algumas bolhas, unhas negras e provavelmente alguma lesão.
  2. Depois de escolhido o modelo pesquisa os preços de mercado. Não caias no erro de comprar umas sapatilhas pelo dobro do preço;
  3. Se gostas muito mas não tem o teu numero, paciência… Não compres!
  4. Se não conheceres efetivamente as medidas dos teus pés lembra-te que a hora do dia tem influência no tamanho. Poderás acabar por escolher um tamanho que de manhã estava bom mas ao final do dia já ficará apertado. Isto sem falar da diferença entre inverno e verão!
  5. Recorda que cada marca tem as suas formas e os tamanhos variam de marca para marca e mesmo de modelo para modelo dentro da mesma marca.

Sim, para um runner a sério comprar as sapatilhas ideais não é algo fácil, é parecido com o comprar uma casa ou um carro, afinal de contas vais passar muitas horas dentro delas portanto compra algo com que realmente te sintas bem!

 

Agora que provavelmente já sabes algo mais escolhe as tuas sapatilhas ideais. Aquelas que te levarão a quebrar todos os teus recordes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here