Vou sair para correr envolvida em película aderente. É desta que vou emagrecer!!!

NÃO, no mínimo vais sujar mais roupa e perder mais água sob a forma de suor. Para além de não ser eficaz, é pouco aconselhável do ponto de vista da saúde e da performance.

Quando há grande produção de suor, isso tem um reflexo imediato na diminuição do volume plasmático (parte líquida do sangue). Diminuindo o plasma, o sangue torna-se mais espesso, obrigando a um maior esforço cardiovascular, uma vez que o coração tem de bombear para todo o corpo não uma substância muito liquidificada (boa hidratação), mas algo mais espesso e viscoso (desidratação).

Perda de Peso vs Emagrecimento

O nosso corpo é basicamente constituído por água, que em conjunto com outras estruturas como os ossos, vísceras, músculo e gordura determinam o nosso peso corporal.

O emagrecimento relaciona-se com a perda de tecido adiposo (gordura), que pode ocorrer com a perda, manutenção e até aumento do peso corporal. A manutenção ou o ganho de peso durante o emagrecimento, ocorre devido ao aumento da massa muscular, neste caso, perdemos gordura e ganhamos músculo, fenómeno esse associado ao planeamento adequado do treino e dieta. Este processo é crónico, ocorre a longo prazo interferindo no nosso metabolismo e gerando modificações na nossa composição corporal.

Já a perda de peso aguda, ou seja, rápida e momentânea, normalmente está associada a perda de água do nosso organismo. Esta perda de água pode ser desencadeada por exemplo, pelo processo do mecanismo de termorregulação do nosso corpo.

As estratégias corretas para emagrecer, são aquelas que potencializam o uso das gorduras como substrato energético durante ou após o exercício, desta forma, atividades intensas com alto gasto calórico, que aumentem o metabolismo após o exercício e interfiram no ganho da massa magra são as principais formas de estímulo ao emagrecimento.

Para isso, deves optar por roupas adequadas que favoreçam a termorregulação, hidratando-te corretamente (Hidrata-te, o teu corpo agradece) antes, durante e depois da atividade.

Não confundas perda de peso causado pela perda de água com emagrecimento, são processos diferentes e que também apresentam estratégias diferentes. Procura um profissional habilitado e pensa sempre na tua saúde.


Bibliografia
American College of Sports Medicine. Exertional Heat Illness During Training Competition. Position Stand. Medicine Science and Sports Exercise, 2007.
Soares, J; Running-Muito mais do que correr, 1° edição, Porto editora; 2015

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