Estágio Sever do Vouga GR 2018

0
584

No fim-de-semana de 19 e 20 de Julho rumámos a Sever do Vouga, destino escolhido para o 1º Estágio dos Guarda Runners. O grupo contou com 35 pessoas, entre praticantes e familiares.

Sever do Vouga pertence ao Distrito de Aveiro e a viagem a partir da Guarda faz-se em cerca de hora e meia. É uma vila hospitaleira, rodeada de verde florestal e também conhecida por ser a ‘Capital do Mirtilo’, como bem assinala uma escultura de um mirtilo gigante no Parque Municipal da vila, onde decorreu a primeira actividade logo após o check-in do grupo, um treino curto de corrida.

O alojamento foi distribuído pelo Vouga Hostel & Suites e pela Quinta do Cabeço Trigal, a segunda também o quartel-general do estágio. A seguir ao treino curto houve uma aula de hidroginástica e umas partidas de voleibol, seguidos de relaxamento e convívio junto à piscina.

Cascata da Cabreia

Após o almoço dois Guarda Runners ‘fugiram’ para participarem na 5ª Corrida Popular da Costa Nova, aproveitando os que ficaram em Sever para uma caminhada vespertina para conhecer a Cascata da Cabreia, um local bucólico e que vale a pena visitar mas onde numa fugaz infelicidade descobrimos uma nova estirpe de vespas, as vespas barbeiras, capazes de picar no couro cabeludo, como podem testemunhar dois dos Guarda Runners aparentemente mais doces. Nada porém de grave, tirando o incómodo de três picadas (sim, a menos afortunada teve direito a picada dupla…).

Sessão de Yoga

Ao fim da tarde teve lugar uma sessão de Yoga para todos os que quiseram relaxar e meditar um pouco. À noite o grupo conviveu na Quinta, com uma bela churrascada e fazendo em Sever do Vouga uma pequena extensão da Noite Branca da Guarda com as T-shirts oferecidas pelo Município para o estágio dos GR.

Treino longo na Ecopista do Vouga

No Domingo de manhã teve lugar um treino longo na Ecopista do Vouga, com início e fim na antiga estação de Paradela, agora transformada em local de apoio ao turismo, com aluguer de bicicletas, um centro de interpretação ambiental e restaurante com esplanada. Bastante calor e alguma humidade, mas nada que nos impedisse de fazer um treino longo mas calmo num entorno natural muito interessante e ao qual sugerimos também a visita, pois na ecopista pode-se correr, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar, ou seja, é para toda a família.

Regressados à Quinta, almoçámos em conjunto. À tarde os interesses dividiram-se entre piscina, vólei, simples descanso ou mesmo sesta ou assistir à final do Mundial da Rússia. Houve ainda uma breve sessão de extensão e relaxamento muscular.

Ao fim da tarde regressámos à Guarda. O primeiro estágio dos GR foi assim, mais do que um encontro desportivo, uma oportunidade para convívio e reforço dos laços de amizade que unem este grupo de amantes da corrida. A meteorologia, que na chegada a Sever parecia não estar a nosso favor em breve se revelou a ideal  para a actividade, tanto que quem descurou o protector solar ainda teve direito a um ou outro escaldão ligeiro. Hidratação também houve muita, mas toda a gente sabe que corredores a sério só bebem água e isotónicos…

Sérgio Currais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here