Mergulho no mar após o treino – Porque nos sentimos revitalizados?

0
1032

São muitos os atletas que após os treinos aproveitam o mar para fazer a sua recuperação com um mergulho revitalizante. Mas sentimo-nos melhor porque a praia e o sol nos trazem bem estar ou existe mesmo alguma teoria explicativa? 


É verdade. A água do mar tem inúmeros benefícios para a saúde. Se já é verdade que só as ondas a baterem no corpo têm um efeito massajador há muito mais para além disso. 

A água do mar é capaz de maravilhas pelo nosso organismo. Como contém altas quantidades de sódio, iodo, zinco, potássio, magnésio, entre outros, pode ter um efeito curativo no nosso corpo. Fica a saber 3 grandes benefícios de um bom mergulho após o treino.

1 – A água salgada é rica em magnésio. O magnésio é o responsável pelo relaxamento e recuperação dos músculos, por isso mergulhar no mar ajuda bastante a reduzir as dores musculares e o cansaço pós treino.

2 – A sua riqueza em iodo proporciona um aumento do metabolismo. Se por um lado nos sentimos cansados e ‘moídos’ após um dia de praia, por outro o aumento do metabolismo ajuda o nosso organismo a eliminar mais rapidamente as toxinas provenientes do treino (ácido lactico e radicais livres).

3 – Depois de um banho no mar, os glóbulos vermelhos presentes no nosso sangue aumentam em média 5 a 20% bem como os glóbulos brancos, que ajudam o nosso organismo a combater as infeções. Assim sendo, melhora a composição do sangue que sabemos ser essencial para nos mantermos saudáveis e para as trocas gasosas durante a corrida!

Um mergulho por dia não sabe o bem que lhe fazia! Conheces o ditado? 

Bons treinos e se for o caso:

Bons mergulhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here