Pronador ou Supinador? O que fazer?

0
10

Ao comprar umas sapatilhas há características mais ou menos relevantes que um corredor deve ter em consideração na hora da compra. Se deve ter mais ou menos amortecimento, se deve ser mais ou menos transpiráveis, se devem ser mais ou menos duráveis, etç, etç… Mas há também que ter em consideração (tema de hoje) se se é um corredor Pronador, Supinador ou Neutro porque é, na minha opinião, um aspeto que pode melhorar a performance na corrida e evitar lesões.

Pronador, Supinador ou Neutro características

Se é um corredor que tem propensão a ter frequentemente lesões, como fascite plantar, canelites, entorses, e não encontra o motivo para tal, talvez seja boa ideia avaliar o tipo de passada. Pode não ser a causa raiz do problema, mas é um ponto muito importante a ter em conta.

Um corredor pronador, neutro ou supinador é identificado pela forma como o mesmo coloca o pé em cada passada na corrida.

A ASICS explica com clareza como identificar o tipo passada neste artigo.

A maioria das grandes marcas de sapatilhas dispõem de calçado próprio e reforçado para cada tipo de passada, sendo que ter conhecimento do tipo de passada evita cometer erros de compra de calçado inapropriado.

Imagine ser um corredor pronador e cometer o erro de comprar umas sapatilhas para supinador, só porque estão baratas ou são bonitas. Tal erro ainda pode agravar mais essa característica no atleta e potenciar o aparecimento de lesões.  

Dica para avaliar e soluções

O ideal para cada corredor seria fazer uma avaliação biomecânica, mas sabemos que não há essa possibilidade nem está acessível para todos.

Um truque simples é ver o desgaste das sapatilhas usadas e perceber qual a área que apresenta maior desgaste. Se as mesmas não apresentarem um desgaste muito acentuado em qualquer dos lados possivelmente o tipo de passada é neutro. Portanto, menos propenso a lesões, mas tal não significa que não as tenham por outras razões.

Este é o exemplo do desgaste típico de um corredor Supinador:

Depois de saber o tipo de passada comprar o adequado. Mas se tem dúvidas sobre a escolha de algum tipo de sapatilhas o meu conselho é que mais vale comprar sapatilhas para passada neutras. Desta forma estará minimizado um possível erro e a adaptação será mais fácil.

Como solução também se pode usar palmilhas personalizadas ou palmilhas ortopédicas. Um custo extra, mas que tem a vantagem de se adaptar de forma individual e personalizada a cada pé. Os pés e as pernas bem como a estrutura muscular do corredor devem ser avaliados por um profissional que fará as palmilhas na medida e forma de cada pé e nos materiais mais adequados.

Tenho conhecimento de casos que optaram por palmilhas com resultados muito positivos.

Boas escolhas, bons treinos e boas provas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here