Existem os atletas de Elite, depois os outros!!!

Estivemos à conversa com Paula Rios, que não é Elite, mas tem um percurso impressionante para quem começou a correr por prazer, tal como todos nós!!!

Quando começou a tua aventura?

Ora bem, comecei a correr há 17 anos motivada pela minha irmã mais nova que já fazia km atrás de km… estávamos de férias no Algarve e então quando vim de lá já corria quase todos os dias.

Porquê?

Porque gostei da sensação da primeira corrida, porque me apaixonei à primeira vista… a liberdade, o bem estar, o desafio, a superação, o equilíbrio emocional, são tudo coisas importantes que a corrida me trás para o meu dia a dia, para a minha vida. Coisas que fazem de mim a pessoa que sou hoje e me influenciam na atitude que tenho perante os problemas, sonhos e vida em geral!

Qual a prova que mais te marcou pela positiva?

A prova que mais gostei de fazer e me marcou mais foi claro a última Maratona de Londres, onde consegui o meu PR, melhorando o último registo em mais de 19 minutos!

Gosto muito de fazer qualquer maratona, pelo que exige de mim, pelo desafio, pela superação, porque a cada maratona aprendo algo novo … Gosto da meia Maratona Manuela Machado , porque é em Viana do Castelo, terra em que cresci. Outra prova que também me dá muito prazer é a lisbon eco marathon, é no Parque de Monsanto, num piso misto de terra e asfalto, entre a noite e o dia… uma prova diferente que me cativa.

O que dizem as tuas sapatilhas?

As minhas sapatilhas sabem que não são amor único e exclusivo. Sabem que têm que dividir a minha atenção com outras mais leves, ou com mais amortecimento, de outras marcas, consoante a prova que estou a preparar… Elas dizem que sou um pouco desleixada e não lhe faço qualquer manutenção, e também sabem que vão estar no activo pouco tempo, mas muito intenso, com uma carga de km pesada!
Elas contam que já viajaram muito e que tem feitas 5 das 6 Majors Marathons.
Contam que elas e as suas antecessoras já fizeram 20 maratonas em que a melhor foi Londres em 2:56:22, que meias maratonas já não sabem a conta e que a mais rápida foi este ano na Meia Maratona de Lisboa com a marca de 1:24:25! Falam que vão a poucas provas de 10 km porque a dona não gosta muito… e que o tempo mais rápido nos 10
km foi durante a meia de Lisboa, em que fizeram 39:20.

Qual a próxima aventura?

Em julho arranca o novo ciclo de treino para maratona, desta feita a Maratona de Berlim… onde vou partir com a elite e com o sonho arrojado de tentar baixar um pouco mais a marca da Maratona.
Paula Rios Marques_ranking

Ao fim de 17 anos, Paula Alexandra Alves de Sousa Rios de Castro Marques, com 44 anos, segundo o ranking relativo à Maratona (época de 2017, à data de hoje) da Federação Portuguesa de Atletismo detém o 11.º melhor tempo da temporada e é a 8.ª melhor Atleta!

Porque correr por prazer também cansa, mas quando se corre com PAIXÃO, não há cansaço que nos demova!!

Só nos resta agradecer e desejar boa sorte para Berlim!!

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito Bom
    Tiro o Chapéu

    Contudo, penso que será top 10 do ano…

    Continuação de bom trabalho.

    Cumps.

    Pedro Martins

    • Sim Pedro Martins, aliás como está escrito, “detém o 11.º melhor tempo da temporada e é a 8.ª melhor Atleta!” Obrigado.

  2. Muito bom! E saber que se encontra na 8ª posição da lista deve encher de orgulho a Paula. Muitos parabéns e bons treinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here